quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Sobre Alice e Sao Paulo

Se tem uma coisa que chamou minha atencao e me conquistou foi a serie Alice, produzida pela HBO Brasil. Como estou aqui e totalmente por fora desse circuito, quem me falou dela na verdade foi uma amiga, a Re.
Assisti o primeiro episodio online. A Sky disponibilizou (clique aqui para assistir), e ai pronto. Foi amor a primeira vista. Me identifiquei com a serie por varios motivos. Um deles e o cenario. Sampa. Nao podia ser melhor. E uma cidade cinematografica, urbano perfeito! E um jeito de matar saudades dos lugares em que ha mais de um ano eu percorria praticamente todos os dias.
Outra coisa e a personagem de mesmo nome da serie. Acho que a Alice tem muito do que um monte de gente quer ser. Ela e guerreira, corajosa, independente. Poe a cara no mundo e espera pra ver no que vai dar. Faz loucuras que MUITA gente tem vontade mas nao tem coragem. Se alguem ler esse post e assistir a serie pode ate me criticar, mas quem nunca teve vontade de fazer pelo menos uma das loucuras dela? Se ficaram curiosos terao que assistir, hehe.
Depois vem a trilha sonora. Excelente. O triste e que eles nao colocam os nomes das musicas nos creditos e e um inferno pra acha-las na internet depois. Pelo visto tem bastante musica da banda Instituto (para saber algo clique aqui). Mas tem muito mais musicas.
Eu me viciei e carreguei outros pro meu vicio, leia-se Nina e Dea haha. Todo Domingo a serie e exibida no Brasil, mas eu tenho que esperar ate Segunda ou Terca pro Luiz la da comu upar e eu poder baixar. (Alias essa semana ele sumiu e nos dependentes ficamos desperados, vide meu post anterior. Mas ai a Simone passou pra Avi e finalmente consegui assistir ontem!!!)
A unica pessoa para quem mostrei a serie e tive feedback negativo foi meu namorido, mas ele e muito chato pra essas coisas haha. Segundo ele, so e interessante quando a Alice tira a roupa kkk. De fato Andreia Horta tem um corpo fenomenal. Mas nao e so corpo nao. Ela esta interpretando Alice muito bem. Parece que a Alice e de verdade e que voce pode cruzar com ela a qualquer momento. E engracado. Ela teve que fazer umas cenas BEM pesadas. Deve ter sido bem dificil se expor daquele jeito. Aparentemente a atriz inclusive tinha um namorado que nao aguentou o baque e a largou. :(
Estava assistindo sobre a busca de atores e eles demoraram quase um ano e meio pra achar quem faria a personagem central.
A Serie tem alguns atores fracos, mas sei la, acho que a atuacao dela acaba me fazendo ignorar as atuacoes mais fracas. Tem tambem muitas cenas polemicas de uso de drogas, sexo sem pudor. Mostra um mundo meio louco de Sao Paulo (ou de qualquer cidade que oferece tudo de maneira facil), mas ao mesmo tempo a realidade.
Nao vim de cidade pequena. Santos nao e um fim de mundo. Temos um transporte publico razoavel e tudo que uma cidade grande precisa, mas quando comecei a trabalhar em Sao Paulo meus olhos e mente se arregalaram como os da personagem.
Me lembro de como detestava Sampa. Achava que era poluida, so tinha gente ignorante e estressada. Achava um absurdo ir morar la. Ate que a cidade te toma de uma maneira que nao tem mais volta. Me lembro de quando eu trabalhava na Paulista. Podia sair do banco depois de um dia cheio, de atender um monte de cliente chato, mas ai quando eu me trocava, poderia ficar viajando olhando o movimento, as pessoas de todos os tipos. Ai a gente vai descobrindo os lugares como o bar Opcao ao lado do Masp. Que lugar gostoso cara. Sentar ali com amigos depois de um dia cheio e tao bom.
Gostava de passar em frente ao parque Trianon e sempre olhar aquela arvore que deve ter uns mil anos e ja tem ate coisa do lado de fora pra sustentar. Adorava olhar as tralhas no Stand Center e no fim sempre pensar comigo mesma que na Galeria Paje era mais barato. Ficava feliz quando encontrava a tiazinha que vende os doces mais gostosos. Que saudade do bicho-de-pe (hummm).
As vezes queria ter um dia de Alice. Fazer tudo que me desse na telha e nao me preocupar com o amanha, com o que vai vir depois. Nao pensar em nada e so viver o momento.
Acho que pelo menos no desbravar de um novo mundo fui uma Alice. Vim pra ca sem saber o que o futuro iria me reservar. Com a cara e a coragem. Apostando na sorte de viver um ano que me trouxesse novos conhecimentos, me levasse a novos lugares, me apresentasse a novas pessoas e a um novo estilo de vida.
Fiz um pouquinho de cada e agora conto os dias pra me perder nas ruas de Sao Paulo novamente. Encarar o metro lotado em horario de pico, sentar no Opcao e tomar minha caipirinha de saque e deixar ser levada pelas luzes da Avenida que eu mais amo, a Avenida Paulista...

***************************** Alguns videos de Alice************************************
Trailer


City Lights by Instituto (so achei assim com os creditos)


Wonderland by Instituto (tema de abertura)


Sem Mentira by Fabio Goes


Just Like We Break Down (DFA Remix) by Hot Chip


Um comentário:

Eu disse...

Dressa,
sensacional!!!
Me fala onde vc tah baixando os epsodios, pq eu baixei de um site mas nao consigo ver o video so sai o audio.
Beijocas